segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

NOTÍCIAS - ALERTA

Professor de Farmacologia da UFPE lança livro sobre Plantas Adaptógenas


Já se encontra à venda na internet e nas principais livrarias do país o livro “*Plantas Adaptógenas e com Ação no Sistema Nervoso Central”, de Edvaldo Rodrigues de Almeida, professor associado do Departamento de Antibióticos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Publicado pela Editora Biblioteca 24x7 São Paulo SP, o livro trata da ação de plantas medicinais no Sistema Nervoso Central (SNC), destacando sua origem, método de preparo artesanal e industrial, princípio ativo e mecanismo de ação, além de prováveis efeitos colaterais e tóxicos. O termo “plantas adaptógenas” está relacionado à capacidade que as plantas enquadradas nessa categoria possuem de adaptar o organismo a situações adversas, a exemplo do estresse e da depressão. Contudo, embora existam mais de 40 espécies de plantas adaptógenas no Brasil (entre elas muitas plantas populares, como o guaraná e a catuaba), o estudo desse termo é bastante recente, não ultrapassando os 30 anos de pesquisa científica. Segundo o professor, esse é o grande diferencial do livro. “São poucas as pessoas que conhecem as plantas adaptógenas”, afirma. Edvaldo Rodrigues de Almeida é graduado em Biomedicina pela UFPE e especialista em Farmacologia de Produtos Naturais. Doutor em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) trabalha com farmacologia de plantas com ação do SNC, e possui diversos trabalhos relacionados ao tema. É autor da obra “Plantas Medicinais Brasileiras – Conhecimentos Populares e Científicos”.
Sítio para aquisição de Plantas Adaptógenas e com Ação no Sistema Nervoso Central diretamente com a Editora: http://www.biblioteca24x7.com.br/
*O uso de plantas ditas medicinais deve ser usado com parcimônia, já que o que se ingere não é uma substância pura, e sim um extrato com varias substâncias presente, onde não se conhece a ação de todos os seus componentes.
                                              ______________________________________
ALERTA SOBRE O GINSENG
Por Cristina Amorim do Jornal “folha de São Paulo SP”:

Umas equipes internacionais de pesquisadores em suas pesquisas identificaram que o ginseng pode apresentar propriedades terapêuticas opostas de acordo com a composição do extrato, inclusive com possíveis efeitos negativos à saúde humana. O estudo, intitulado "O Yin e o Yang no Ginseng", foi publicado ontem no periódico "Circulation "(http://www.circulationaha.org/), da Associação Americana do Coração. Os cientistas trabalharam com amostras recolhidas nos mercado norte-americano e europeu de quatro tipos de ginseng: o chinês e o coreano (Panax ginseng), o americano (P. quinquefolium) e o sanqi (P. notoginseng). O nome científico do gênero, Panax, vem do grego "pan", que significa tudo, e "akos", cura. Os princípios ativos da planta são conhecidos como ginsenosídeos. Entre eles, a equipe descobriu duas moléculas que ocorrem em abundância: o panaxtriol Rg1 e o panaxidiol Rb1. Acontece que esses compostos possuem propriedades terapêuticas opostas. O Rg1 estimula a angiogênese (formação de novos vasos sangüíneos). Em um organismo adulto, o fenômeno ocorre apenas em certas condições, como durante a cicatrização. “O Rg1 poderia servir como base para a síntese de drogas que promovessem a cicatrização, processo deficiente em diabéticos", disse Shiladitya Sengupta, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, co-autor do estudo. Caso o outro composto, o Rb1, seja o "dono do pedaço" na fórmula, acontece o contrário: a angiogênese é inibida.

O diabético do exemplo acima que tomasse uma fórmula à base do ginseng "errado" teria ainda mais problemas de cicatrização. Mesmo assim, Sengupta vê a dupla personalidade da raiz como algo vantajoso. Ele lembra que a angiogênese anormal e excessiva é um elemento fundamental para o desenvolvimento de tumores, uma vez que as células cancerosas são alimentadas por vasos novos. "Moléculas similares ao Rb1 ajudariam na prevenção química do câncer
O Gingo biloba pode causar danos ao rim e provocar convulsões, quando ingerido em doses elevadas e continuas.
__________________
V CONGRESSO LATINOAMERICANO Y DEL CARIBE DE PROFESIONALES Y ESTUDIANTES DE CIENCIA Y TECNOLOGÍA DE ALIMENTOS
Ciudad de La Habana, Cuba, Del 24 al 26 de Mayo de 2010.
TALLER INTERNACIONAL DE CHOCOLATE
Varadero, Hotel Factsirens, 27 al 29 de mayo de 2010.
CURSO DE PRE-CONGRESO DE BOMBONES ARTESANALES Y POSTRES COM CHOCOLATE
Escuela Latinoamericana y Del Caribe de Chocolatería, Pastelería y Confitería
La Habana, Mayo 21, 22 y 23 de 2010.
MAYORES INFORMES:
querejeta@enet.cu, ou miguelgarcia@infomed.sld.cu

______________________
BIT’s 8th Annual Congress of International Drug Discovery Science and Technology (IDDST)

Theme: Supporting Systems for Major Innovative Drugs
Time: October 23-26, 2010
Venue: Beijing International Convention Center, Beijing, China
Website: http://www.iddst.com/iddst2010/

________________________________

DINAMARCA ABRE PRIMEIRA CLÍNICA DE DISTRIBUIÇÃO GRATUITA DE HEROÍNA DO PAÍS LOCAL EM COPENHAGUE VAI ATENDER 300 DEPENDENTES EM GRAU AVANÇADO. ASSOCIAÇÃO CRITICOU INICIATIVA, QUE OBRIGA USUÁRIOS A IR AO LOCAL DIARIAMENTE.

Da AFP, em Copenhague
G1.com.br 22/02/2010

A Dinamarca abriu nesta segunda-feira (22) em Copenhague sua primeira clínica de distribuição gratuita de heroína sob prescrição médica, após anos de debate, para ajudar um grupo de usuários com alto grau de dependência.
O país escandinavo une-se a Alemanha, Suíça, Holanda e Grã-Bretanha, que distribuem a droga a um número restrito de pessoas que continuam dependentes mesmo quando se submetem a terapias de substituição.
Em 2008, o Parlamento aprovou uma lei que autorizava a distribuição de heroína com receita O programa é destinado a cerca de 300 pessoas (por volta de 1% dos usuários de drogas do país), para os quais a terapia com metadona não é suficiente.
"Nosso objetivo não é curar os viciados em heroína, mas sim ajudar os que não conseguem se contentar com a metadona proporcionando a eles heroína limpa, prevenindo doenças e evitando que caiam na criminalidade para conseguir" a droga, explicou à AFP Inger Nielsen, diretor da clínica. A oferta de injeção intravenosa é para viciados em heroína "voluntários, enviados por um dos centros de desintoxicação com metadona" em Copenhague, segundo Nielsen.
Os voluntários serão, durante os primeiros 14 dias, tratados com metadona "para poder dosar a quantidade de heroína que eles devem receber", informou.
A associação de dependentes de drogas criticou esta iniciativa, que obriga as pessoas a irem ao centro duas vezes por dia para receberem suas doses.
"Isto equivale a viver como um zumbi, sem poder arranjar trabalho, estudar ou desfrutar de algum tempo livre", reclamou o presidente da associação, Joergen Kjaer.

                                                      ____________________
CHÁ 'SANTO DAIME' TEM POUCO PODER DE CAUSAR DEPENDÊNCIA, DIZ ESPECIALISTA AVALIAÇÃO É DO PSICOFARMACOLOGISTA DA UNIFESP E MEMBRO DO CONAD.
Uso do chá foi regulamentado pelo governo federal em 26 de janeiro.
O chá alucinógeno ayahuasca, conhecido popularmente como “Santo Daime”, é empregado em rituais de várias religiões que surgiram na Amazônia e se difundiram pelo Brasil. A bebida ganhou destaque nos últimos dias por causa da regulamentação, pelo governo federal, do uso do chá em cerimônias religiosas, e despertou uma questão: é seguro, para a saúde, ingerir ayahuasca? Para o médico Elisaldo de Araújo Carlini, a resposta é positiva. Consumido dentro de centros religiosos, o chá não apresenta grandes riscos. “É um uso aceitável, como o álcool”, explica. Segundo ele, há poucas chances de os bebedores do chá desenvolverem dependência. “As drogas alucinógenas que induzem alucinação mental têm pouco poder de indução de dependência. É muito diferente do crack, cocaína e heroína, por exemplo.” A afirmação não é de um médico qualquer.
Carlini é professor da prós-graduação em psicofarmacologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), área na qual fez mestrado na Universidade Yale na década de 60, diretor do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas (Cebrid) e membro do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (Conad), que regulamentou o uso do ayahuasca. de acordo com ele, manter a liberação e impor algumas regras ao ayahuasca foi uma decisão acertada do Conad. “Esse documento [que baseia a regulamentação] expressa um trabalho bastante longo, feito com bastante cuidado. Pensou-se muito a respeito”, diz Carlini.
Segundo o médico, o uso religioso é feito com cuidado. “Eles seguem padrões severos. A mistura tem que ser preparada adequadamente, e o próprio ritual controla qualquer alteração mental que possa acontecer. Os mestres são muito exigentes em coibir qualquer fuga da normalidade”. Quem usa o chá, contudo, está exposto a algumas reações adversas.
“A reação mais comum é náusea e vômitos. Pelos seguidores das religiões, isso é considerado como uma purificação do corpo. Mas não há medicamento que não tenha reação adversa. Não é por isso que a substância tem ou não que ser usada”, defende o professor da Unifesp, ressaltando que não há nenhuma pesquisa apontando que a ayahuasca cause algum tipo de lesão cerebral".
Preconceito
Para a antropóloga Beatriz Labate, que tem vários livros publicados sobre a ayahuasca, as religiões que usam o chá ainda são vistas com preconceito, e seus seguidores muitas vezes encarados como dependentes de drogas.

"A reação mais comum é náusea e vômitos (...) Não é por isso que a substância tem ou não que ser usada" e "É um uso aceitável, como o álcool", diz o Carlini.
G1.com.br 22/02/2010
                                                         _________________________
ASSESSOR DO GOVERNO ACUSOU POLÍTICOS DE 'DISTORCER' ESTUDOS CIENTÍFICOS.PESQUISADOR APONTA 'RELATÓRIOS EXAGERADOS.
O álcool e o tabaco causam maiores danos à saúde do que algumas drogas ilegais como a maconha, LSD e ecstasy, segundo um especialista britânico.
David Nutt, professor do Imperial College London e presidente do comitê assessor do governo sobre abuso de drogas, acusou os políticos de "distorcer" e "desvalorizar" os resultados dos estudos científicos no atual debate sobre drogas ilícitas.
Nutt criticou também que alguns boletins tenham publicado relatórios exagerados sobre os supostos danos de algumas dessas drogas.
Segundo o especialista, o álcool deve figurar como a quinta droga mais perigosa depois da heroína, cocaína, barbitúricos e a metadona, enquanto o tabaco aparece em nono lugar.
"A cannabis, LSD e ecstasy, mesmo sendo nocivas, estão mais abaixo na lista, em 11º, 14º e 18º, respectivamente", explica Nutt em um documento do Centro de Estudos sobre Crime e Justiça do King's College.
Segundo Nutt, fumar maconha cria um risco "relativamente pequeno" de doença mental, mas o álcool e o tabaco são mais perigosos para a saúde.

Um porta-voz do Ministério do Interior se distanciou das opiniões expressadas pelo cientista.

Classificação

O Governo britânico realizou no ano passado uma reclassificação dos diferentes tipos de drogas e situou à maconha no mesmo nível que as anfetaminas.
Segundo a atual classificação, pertencem à classe A de drogas mais perigosas como ecstasy, LSD, heroína, cocaína, crack, cogumelos alucinógenos e as anfetaminas injetáveis.
Na classe B figuram as outras anfetaminas, além da cannabis e a Metilfenidato (Ritalina), enquanto entre na classe C, consideradas as menos perigosas, estão os tranqüilizantes, alguns analgésicos e o cloridrato de cetamina (ketamina).
No Reino Unido, a classificação é importante também no ponto de vista da lei e da sanção penal: a posse de drogas da classe A pode levar a sete anos de prisão e multa ilimitada frente a um máximo de cinco anos para as da classe B e dois anos para as da classe C.
O comércio é castigado ainda mais duramente: pode levar à prisão perpétua no primeiro caso e até quatorze anos de prisão para classe B e C.

G1.com.br 22/02/2010

Comissão do Parlamento britânico diz que remédio homeopático não funciona

Homeopatia custa aos cofres públicos da Grã-Bretanha R$ 500 mil por ano. Terapia, considerada sem eficácia, foi criada por médico alemão no séc. 18. O Parlamento da Grã-Bretanha anunciou nesta segunda-feira (22) o resultado da análise de eficácia de remédios homeopáticos. O relatório da comissão de ciência e tecnologia do parlamento britânico afirma que os remédios homeopáticos são tão eficazes quanto placebo - substância sem ação, geralmente receitada por alguns médicos apenas para criar efeito psicológico nos pacientes. A comissão concluiu que as explicações científicas para a homeopatia não são convincentes e recomendou que o governo britânico parasse imediatamente de oferecer esse tipo de remédio no serviço público de saúde. A homeopatia custa aos cofres públicos da Grã-Bretanha o equivalente a R$ 500 mil por ano. A quantia pode ser irrisório dentro de um orçamento de R$ 300 bilhões destinados à área da saúde, mas os parlamentares afirmam que não é o dinheiro que está em jogo. O que eles querem é evitar que os doentes busquem a cura com medicamentos sem eficácia comprovada.

Veja também

Céticos britânicos vão tomar overdose de remédio homeopático para provar sua ineficiência

O deputado Phil Willis, presidente da comissão de ciência e tecnologia, afirma que nenhum estudo comprovou que as pílulas homeopáticas têm poder medicinal. Segundo ele, a homeopatia nem deve mais ser licenciada pelo departamento do governo que regula a fabricação de remédios. O deputado afirma que os remédios homeopáticos não passam de pílulas de açúcar. A homeopatia, que foi criada por um médico alemão, no século 18, é a chamada medicina natural. e segundo os médicos homeopatas não tem contra-indicação. A homeopatia se propõe a curar com substâncias que normalmente provocam efeitos semelhantes aos das doenças. Por exemplo, o remédio homeopático para insônia contém uma substância extraída do café para ajudar o paciente a dormir.

Do G1, com informações do Jornal Nacional em 22/02/2010
_____________________________________

CONGRESSO
XIX CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE BIOQUÍMICA CLÍNICA
&
XVI Congresso Chileno de Química Clínica
Santiago, Chile. De 20 a 23 Abr 2010

Congressos, cursos e oportunidades na área das Análises Clínicas em nosso blog
http://sbacpe.blogspot.com/
________________________________

É com grande prazer que a SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEUROCIÊNCIAS E COMPORTAMENTO  (SBNeC) anuncia a abertura das inscrições para o XXXIV Congresso Anual da SBNeC, a ser realizado de 8 a 11 setembro de 2010, em Caxambu, MG. Contamos com a sua participação!




________________________________

X Workshop de Genética. IV ReproTox. 13-15/05/2010. IB-UNESP-Botucatu, SP.

Informações: http://www.ibb.unesp.br/eventos/workshop
___________________________

20th Neuropharmacology Conference: High Resolution Neuropharmacology: Structure Changes the Paradigm. Satellite Meeting to the Society for Neuroscience. 10-12/11/2010. San Diego.

Prazo para inscrição de resumos: 06/06/2009

Informações: http://www.neuropharmacology-conference.elsevier.com

Twitter: http://twitter.com/Neuropharm_Conf
__________________________

Signaling in cell death, cancer and the immune system (Signaling-2010). 8-11/02/2010. Resort ClubMed Rio das Pedras, Mangaratiba, RJ.

Informações: www.signalingevent.com
_________________________

16th World Congress of Basic and Clinical Pharmacology (WorldPharma2010), 17-23/07/2010, Copenhagen Informações: http://www.worldpharma2010.org

Late Breaking Abstracts: 10/04/2010

XXV Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental – FESBE . Hotel Monte Real, Águas de Lindóia, SP. 25-28/08/2010.

Prazo para submissão dos resumos: até 10/04

Informações: HTTP://www.fesbe.org.br
_____________________________

Fifth International Conference on The Epididymis. 25-28/10/10, Águas de São Pedro, SP, Brasil.

Informações: http://www.epididymis5.com.br

epididymis5@gmail.com

Veja mais eventos e outras informações em http://www.sbfte.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário